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A RIPTUR

O Acordo de Parceria Estratégica da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico (RIPTUR) com cursos de Turismo foi outorgado no dia 14 de novembro de 2016, com a presença das Senhoras Secretárias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Turismo, do Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, dos Presidentes de todos os Institutos Superiores Politécnicos e das Escola Superiores (não integradas) envolvidos neste processo, bem como de outros agentes relevantes ligados ao ensino superior, à investigação e ao turismo

A Rede agora criada, irá permitir o desenvolvimento de atividades e de oportunidades de intervenção em várias áreas, entre as quais se podem destacar:

  • Adequação das ofertas formativas em função das prioridades definidas para a política do turismo em Portugal, quer na sua expressão nacional como regional;
  • Aposta nos cursos técnicos superiores profissionais (TESP) na área do turismo, com foco em áreas temáticas que se relacionem com os interesses regionais e locais;
  • Sensibilização do poder político para a necessidade de se garantir a articulação entre todos os agentes da dinâmica formativa em turismo;
  • Incentivo à criação de estruturas colaborativas com os parceiros locais e regionais do turismo, de forma a estimular a interação com as empresas e outras instituições;
  • Impulso das ações orientadas para a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, fomentando o aparecimento de novos empresários com a formação adequada;
  • Estímulo de parcerias de investigação que visem dar resposta às necessidades académicas, intelectuais e criativas das instituições parceiras e do próprio turismo;
  • Participação articulada em redes de investigação e educação do turismo de âmbito mais lato, envolvendo, nomeadamente, parcerias estratégicas com instituições do ensino superior universitário e politécnico, públicas e privadas, nacionais e internacionais;
  • Agilização de processos que facilitem a circulação da informação relevante entre pares;
  • Promoção de intercâmbios institucionais, visando a mobilidade dos alunos e a participação do pessoal docente e não-docente em atividades de ensino, investigação e desenvolvimento profissional.

Os signatários do Acordo Estratégico reconhecem que é fundamental que a formação superior em turismo surja associada a mecanismos estratégicos de ensino baseados nas oportunidades da cadeia de valor do turismo, colocando-se o foco nas parcerias a estabelecer com as instituições públicas regionais e locais, com os atores privados e com as suas associações, e com os próprios profissionais. Através do protocolo de cooperação entre o CCISP e o Turismo de Portugal, foram definidas as condições de colaboração e de reforço de relações, visando a potenciação dos objetivos comuns de valorização do ensino politécnico no turismo, o estímulo a ações de I&D baseadas na prática ou orientadas para a prática, e o aprofundamento de áreas temáticas que possam induzir o desenvolvimento de vantagens competitivas para Portugal.

Comissão executiva

A Comissão Executiva desta Rede pretende ser um núcleo para o estabelecimento de contactos regulares entre os representantes da Rede, no sentido de apoiar o trabalho de cooperação entre as instituições envolvidas e deverá realizar desde logo um plano estratégico e de atividades plurianual que será apresentado ao Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Natureza

A Comissão Executiva é o órgão da Rede que operacionaliza os objetivos traçados pelas Instituições associadas e impulsiona a constituição de consórcios que possibilitem a oferta de determinados programas em conjunto e reforcem o papel do ensino politécnico no domínio do turismo, de acordo com o Plano Estratégico e de Atividades Plurianual da Rede. A Comissão Executiva trabalhará em estreita colaboração com a Comissão Especializada de Turismo do CCISP.

Composição

A Comissão Executiva é composta por três membros (um coordenador executivo e dois vogais executivos), escolhidos de entre os representantes de cada instituição, designados por cada uma das instituições ao abrigo do Acordo de Parceria Estratégica para a criação da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo, assinado em 14 de novembro de 2016.

Atas

Plano estratégico

Outros documentos

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